O crescimento do setor de saúde no Brasil expôs inúmeros desafios aos profissionais atuantes na área, especialmente pela necessidade de qualificação em gestão, algo pouco explorado nas graduações de saúde. Com gastos cada vez mais elevados, os gestores das instituições de saúde precisam rediscutir modelos de negócios, buscar soluções integradas, ganhar eficiência operacional e melhorar a prestação de serviços. Tudo isso implica em saber administrar recursos humanos e gerenciar pessoas, administrar recursos financeiros, entender e aplicar obrigações sanitárias, gerir a logística de insumos de saúde e seus resíduos, bem como gerenciar processos para garantir máxima qualidade na prestação de um serviço de saúde, inclusive os que envolvem exames clínicos e laboratoriais, como clínicas, laboratórios e serviços terceirizados. Para isso, um bom gestor de serviços em saúde precisa desenvolver e monitorar planejamentos estratégicos, analisar recursos, gerenciar custos e benefícios, gerir informações, liderar equipes, fazer melhor uso da tecnologia e inovar no campo de diagnóstico, propiciando uma experiência positiva ao cliente. O mercado de saúde necessita de profissionais qualificados e capacitados a desenvolver estas ações gerenciais. Aquele que se especializa nesse setor poderá atuar na gestão e na administração de instituições de serviços de saúde, público e privado, como serviços terceirizados e próprios nos hospitais, clínicas, laboratórios e unidades de atenção à saúde. A PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE foi desenvolvida exatamente para esse público, buscando desenvolver em seus participantes as competências requeridas para os novos tempos.
Está organizado nos seguintes módulos:
- Gestão e Planejamento Estratégico em Serviços de Saúde
- Recursos Financeiros e Faturamento
- Políticas e Modelos de Sistemas de Saúde
- Marketing em Saúde e Comunicação
- Gestão da Qualidade e Auditoria dos Serviços de Saúde
- Liderança e Gestão de Pessoas
- Legislações em Serviços de Saúde
- Gerenciamento de Insumos e Logística